Saúde e bem-estar

TPM e osteoporose podem desencadear tonturas

gestante sendo avaliada

A especialista Dra. Jeanne Oiticica, otorrinolaringologia, Otoneurologia e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, faz o alerta sobre as tonturas, muito frequentes no sexo feminino e que podem ser desencadeadas por fatores hormonais, como a tensão pré-menstrual (TPM) e o climatério.

Enxaqueca, diabetes, doenças da tireoide, colesterol alto, infecções de ouvido ou do nervo do labirinto, osteoporose, abusos alimentares (café, doces, jejum, álcool, refrigerantes, condimentos e corantes, drogas ilícitas), uso de medicamentos tóxicos ao labirinto, trauma, arritmia e doenças do coração, tumores, dor miofascial, AVC (acidente vascular cerebral) são outras causas comuns que levam às tonturas.

“O sintoma é comum nas mulheres, nas mais diversas fases de oscilação hormonal ao longo da vida, mas sempre deve ser investigada. Pode ser uma coisa simples e de fácil resolução. Quanto mais cedo se procura ajuda maiores as chances de recuperação rápida e menor será a probabilidade de sequelas, do problema se tornar crônico, persistente e duradouro”, explica a médica.

Prevenção – Alguns hábitos do dia a dia podem contribuir para evitar o aparecimento da tontura, tais como alimentação saudável, não fumar, não beber, fazer atividade física regularmente, boa higiene do sono (ler, ouvir música, etc…antes de dormir), ingerir bastante água, evitar vícios posturais, não usar medicamentos sem prescrição médica, não fazer jejum prolongado, evitar alimentos industrializados que contém excesso de sal, açúcar, gorduras trans e carboidratos de rápida absorção e fazer check-up regularmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s