Saúde e bem-estar

A alegria diminui a produtividade?

Fonte: Tarsia Gonzalez

O que é alegria para você? Para mim, é um estado de satisfação extrema, um sentimento único e pessoal. Um dos meus momentos mais alegres é estar com meus dois filhos, juntos, de preferência de frente para o mar. Mas temos várias formas de sentir alegria e quanto mais você se conhece, mais chances tem de viver a sua própria alegria e não a do outro.

Ninguém é alegre o vive este estado 24 horas por dia, todos os dias do ano. Temos momentos alegres, mas que são cíclicos, na vida de qualquer ser humano, e caso esse estado “alegre” seja constante, pode até ser uma patologia. Entretanto, se soubermos dosar momentos alegres de momentos considerados comuns, nos tornaremos pessoas felizes. E felicidade, ao meu ver, nos torna mais ativos e produtivos.

Não entendo que ser uma pessoa alegre seja menos produtivo, ao contrário, ter no ambiente de trabalho pessoas “alto astral” traz para a organização um dia a dia mais descontraído. O profissional alegre, normalmente, tem a capacidade de perceber os problemas de uma forma mais saudável, com uma capacidade maior de enxergar soluções e resolver problemas.

Enquanto o pessimista acredita que o mundo vai acabar, a pessoa alegre acredita que aquele desafio é apenas um momento, que vai passar e nos trazer conhecimento e experiência. Foi-se o tempo em que os gestores queriam pessoas “sérias” o tempo todo, focadas apenas no resultado final de suas atividades. Hoje, vivemos uma época em que ter colaboradores felizes é um dos ativos da empresa que, além de conquistar resultados, também conquista as pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s