Saúde e bem-estar

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

23845888_1411854458913080_4303586338077178501_oHoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, e a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) chama a atenção da população brasileira para a importância do diagnóstico precoce da doença pois 80% dos casos têm cura.

O câncer representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No entanto, se diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, cerca de 80% dos casos podem ser curados – e a maioria das crianças e adolescentes terá boa qualidade de vida após o tratamento.

Eu sei como é difícil pensar no seu filho com essa doença, mas pode ser mais difícil ainda descobrir tarde demais, então, pais e responsáveis, prestem atenção a sinais e sintomas que podem ser confundidos com outras doenças comuns à infância.

– ATENÇÃO a características como palidez progressiva, dor óssea, nas articulações, inchaço que provocam dificuldades de andar, manchas roxas ou sangramentos que não são de traumas – principalmente nos membros inferiores e superiores – e febre prolongada que deixa a criança em condições apáticas.

– ATENÇÃO – Dores de cabeça diárias matutinas acompanhadas de vômito, alterações no equilíbrio, na visão, no andar, convulsões, presença de ínguas frequentes, perda de peso importante, assim como o comportamento da criança que deixa de brincar e só quer ficar deitada, também podem sinalizar que algo não vai bem.

– ATENÇÃO MÃES DE MENINOS – Se notar qualquer alteração no tamanho ou textura dos testículos leve imediatamente ao médico.

Diante desses sintomas é importante que a criança seja avaliada por um médico!!!

NUNCA tenha vergonha de levar o seu filho ao médico e NUNCA tenha vergonha de perguntar algo em relação à saúde do seu filho.

E um recado particular para aquela mãe que descobriu que o filho tem a doença: não meça esforços e tenha muita FÉ.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s