dúvidas sobre o Parto
Saúde e bem-estar

5 dúvidas sobre o parto natural

As principais dúvidas sobre Parto Natural, respondidas pelo Dr. Antônio Julio Sales Barbosa:

1 – Posso ficar na posição que eu quiser durante o parto ou preciso ficar deitada?
Dr. Antônio Júlio: Um dos principais benefícios do parto natural é o protagonismo da mamãe. Isso é: ela pode e deve escolher a posição quer se sentir melhor, que a ajude a ficar mais tranquila e sentir menos dor.

2 – Vou precisar fazer episiotomia se eu optar por Parto Natural?
Dr Antonio Júlio: A episiotomia é um corte feito no períneo para ampliar o canal de parto e facilitar a passagem do bebê. Seu uso de rotina está em desuso, pois sabe-se que, na grande maioria das vezes, não há vantagens na sua realização. De maneira nenhuma ela é uma prerrogativa do Parto Natural. Ela é um procedimento médico que deve ser utilizado somente (e friso muito essa palavra) com a avaliação criteriosa do médico assistente. Há respaldo para sua utilização em poucas situações, como quando houver risco grave de lacerações vaginais ou o bebê estiver em uma posição difícil para sua saída ou for muito grande.

3 – Tenho pressão alta. Posso ter Parto Normal?
Dr. Antônio Júlio: Muitas vezes, em quadros de pré eclâmpsia ou eclampsia, o nascimento do bebê precisa ser antecipado, e talvez não seja possível o Parto Natural. No entanto, para a maioria das mamães com quadros de hipertensão leve ou moderada sob controle, ainda é possível a realização do Parto Natural.

4 – Meu bebê está com o cordão umbilical enrolado no pescoço. Posso optar pelo Parto Natural?
Dr. Antônio Júlio: A maioria das circulares de cordão não influenciam no bom andamento do Parto Natural. Em casos mais raros, se o cordão for curto ou estiver muito ajusto no pescoço, a descida do bebê pode ser dificultada e ele pode ter comprometimento de circulação sanguínea e batimentos cardíacos – facilmente identificados pela Cardiotocografia (exame realizado durante o trabalho de parto). Nesses casos, a possibilidade de um Parto Natural pode ser comprometida.

5 – E se meu bebê passar da hora enquanto eu estiver esperando por um Parto Natural?
Dr. Antônio Júlio: Para que isso não ocorra, é essencial um bom acompanhamento de pré-natal. No final da gravidez, não perca as consultas regulares com seu médico e realize todos os exames que ele solicitar. Com o acompanhamento correto, seu Parto Natural com certeza será bem sucedido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s